quinta-feira, 18 de abril de 2013

Aprenda a escolher a melhor panela para você!

A escolha da panela pode fazer toda a diferença no resultado da sua receita. Alguns materiais retêm o calor por mais tempo e são perfeitos para o preparo de cozidos; outros chegam a ressaltar o sabor dos alimentos. Veja neste manual as vantagens e desvantagens de cada modelo e aprenda que cuidados tomar para que elas durem mais tempo.

Panela de vidro temperado


Vantagens: Vai ao forno de micro-ondas e na máquina de lavar louças. Super-higiênica, não acumula resíduos. Indicada para fazer ensopados, já que a transparência facilita a dosagem de líquidos.

Desvantagens: Seu aquecimento não é homogêneo e o alimento gruda facilmente. Delicada, quebra com facilidade.

Dica: Para evitar danos, envolva-a em um pano macio antes de guardá-la.

Panela de cobre

Vantagens: O cobre é ótimo condutor de calor. Por isso, a panela aquece de maneira uniforme e retém o calor por mais tempo.

Desvantagens: Em contato com o sal, o cobre pode ser liberado para o alimento e causar danos à saúde. Por isso, essa panela é indicada para o preparo de doces. O ideal é que a panela tenha revestimento interno, geralmente de aço inox, para evitar este problema.

Dica: No dia a dia, lave-a com esponja macia e detergente neutro e evite produtos abrasivos ou esponja de aço.

Panela esmaltada (ágata)

Vantagens: Leva uma camada de esmalte especial, de vários minerais, para resistir às altas temperaturas e evitar a contaminação por germes e bactérias. Ela se aquece rapidamente e mantém bem o calor. É usada para cozinhar pouca quantidade de alimentos, molhos e sopas.

Desvantagens: São superdelicadas. A camada de esmalte descasca facilmente com pequenas batidas.

Dica: Na hora da limpeza não use materiais ásperos e produtos químicos fortes.

Panela de pedra-sabão

Vantagens: Cozinha sem alterar o sabor dos alimentos. Pelo contrário, ressalta ainda mais. Também consegue aquecer os ingredientes por igual e dura por muitos anos. Ela é ótima para cozinhar moquecas, feijoadas e preparar receitas da cozinha mineira.

Desvantagens: Tem a superfície porosa e pode abrigar micro-organismos. Por isso, é preciso caprichar na limpeza. Use fogo baixo no início do cozimento, para que ela não rache devido ao choque térmico.

Dica: Antes do primeiro uso, impermeabilize a panela com óleo vegetal, encha com água e leve ao forno por duas horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...